Histórias com Ciência- IGC- presencial ou online
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Todos nós aprendemos a conhecer o mundo através de histórias. Nesta atividade, os cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) usam o poder fantástico das histórias para explicar ciência aos mais pequeninos.

As histórias de ciência que aqui vão ser contadas foram escritas por cientistas do IGC e abordam diferentes tópicos de investigação científica, de uma forma simplificada.

Em cada sessão de 1 hora, um cientista do IGC irá ler uma história e explorar com os alunos o tópico de ciência referido na história.

Esta atividade poderá ser online ou presencial (conforme disponibilidade da turma e cientista).

 

RESUMO HISTÓRIAS

  • “O peixinho que já era crescido” (IGC) – Esta história fala sobre a importância das relações sociais. A história segue as aventuras do peixinho Riscas que rapidamente percebe que é muito melhor andar em grupo do que estar sozinho.
  • “A parasita marota” (IGC) – Esta história aborda o tema de interações hospedeiro-parasita (infeções com parasitas). A história segue a Zita, uma parasita marota, que um dia decide fugir da barriga do gato onde vive e ir à descoberta.
  • “A mosca super-herói” (IGC) – Esta história aborda o tema do uso de animais em investigação científica. A mosca-da-fruta Alberto vive num hotel 5 estrelas - um laboratório - e ajuda os cientistas nos seus estudos. O Alberto é uma mosca super-herói porque tem características genéticas muito específicas que lhe permitem realizar acrobacias especiais.