Dia dos Insetos em Ordem
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


A atividades “Dia dos Insetos em Ordem” constitui um dia dedicado à observação e descoberta da diversidade de insetos existentes nos espaços verdes do município, através de uma atividade dinamizada pelos investigadores e biólogos do TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

http://www.tagis.pt/educacao-ambiental.html

DESCRIÇÃO

A atividade desenvolve-se durante um dia, sendo promovidas aulas teórico-práticas em que os investigadores do Tagis, vão à escola e ensinam os alunos a identificar insetos até à categoria taxonómica da Ordem.

Neste processo prático de observação de organismos, os alunos ficam a conhecer melhor a diversidade de insetos da sua região, bem como a sua importância ecológica e curiosidades sobre os seus ciclos de vida.


PROGRAMA
9h00 – 10h30 – Aula teórica sobre Introdução ao grupo dos insetos .
Local: sala de aula.

10h30 – 12h00- Saída de campo para observação, registo e captura de insetos
Local: Jardim da Escola, Jardim próximo à Escola ou Espaço Verde a definir pela escola e município com possibilidade de transporte.

12h00 – 13h00 – Almoço na Escola
13h00 – 15h00 - Identificação de insetos, elaboração da lista de observações e introdução de registos na plataforma www.biodiversity4all.org.
Local: sala de aula.

15h00- 16h30 - Vamos jogar aos Insetos em Ordem - Jogo de tabuleiro para consolidar conhecimentos.
Local: sala de aula.

MATERIAL FORNECIDO PELO TAGIS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
Router móvel para acesso à internet, guias de campo, redes entomológicas, frascos para captura de insetos e 7 exemplares do jogo Insetos em Ordem.

MATERIAL A OFERECER AOS PARTICIPANTES:
1 exemplar do Guia de Campo do Dia B

Observações: Após marcação da atividade por parte d@ Professor@, o mesm@, será contactad@ pelo Programa de Educação Ambiental de modo a ser combinada a saída de campo (que pode ser perto da escola ou noutro local dentro do Município a combinar)