Perguntas Frequentes 

Registo

Como é que me registo?

Os utilizadores do Portal Oeiras Educa têm que solicitar à Equipa Programa Oeiras Educa + (EPOE+) que seja efetuado o seu registo no endereço www.oeiraseduca.pt

Para este registo é necessário enviar para o endereço eletrónico- oeiras.educa@oeiras.pt os seus dados pessoais: nome completo do professor, endereço eletrónico,  número de contacto telefónico, escola onde lecciona e ciclo. 

Porque tenho de associar os dados pessoais à minha conta?

 Os contactos pessoais são essenciais para a utilização das funcionalidades do Portal, como o agendamento de sessões/atividades que requeiram transporte, confirmações das sessões, necessidade de esclarecer em tempo útil uma situação, entre outros.

Não sou docente. Como posso efetuar o registo?

O registo no Portal, numa primeira fase, esteve apenas disponível aos docentes das Escolas Públicas, contudo, já no ano letivo 2021/2022 foi alargada a oferta também às Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho. Outros utilizadores poderão navegar pelo Portal e ver os seus conteúdos, mas não terão acesso ao registo.

Como é definida a minha palavra-passe?

A palavra-passe é enviada ao professor, pela EPOE+, quando solicitado o seu registo no portal. No entanto pode sempre alterar a palavra passe no campo existente no portal para o efeito. 

Perdi a minha palavra-passe. O que devo fazer?

Deverá aceder ao Portal e na página inicial introduzir o seu e-mail. Será gerada uma nova palavra-passe, que será enviada para o endereço introduzido.

Pedi nova palavra-passe, mas não a recebo.

Ao pedir nova palavra-passe, o Portal irá confirmar se o e-mail introduzido corresponde ao endereço de alguma conta. Se usar um endereço de e-mail diferente do e-mail da conta registada inicialmente, o Portal não irá gerar nenhuma palavra-passe, nem irá encaminhar qualquer informação para o e-mail introduzido. Caso sinta dificuldades, aconselhamos a contactar a EPOE+, através dos números 214 406 334/ 214 404 887 ou 214 408 353 ou oeiras.educa@oeiras.pt.

 

Pesquisa de atividades

Estou no Diretório de Atividades, como posso filtrar resultados?

O Diretório de Atividade permite filtrar as atividades disponíveis, através de quatro critérios diferentes. Este filtro pesquisa os critérios definidos em separado ou na interseção de dois ou mais.

O filtro por Data permite pesquisar atividades disponíveis num intervalo de tempo fechado.

O filtro por Nível de Ensino permite pesquisar atividades disponíveis para um Ciclo de Ensino específico.

O filtro por Área Temática permite ver a disponibilidade de atividades de uma das Áreas Temáticas criadas no Portal Oeiras Educa.

O filtro por Palavra permite pesquisar termos específicos que sejam mencionados na descrição das atividades.

O utilizador deverá selecionar os critérios que lhe interessam e clicar no botão 'Filtrar', para efetuar a seleção desejada.

 

Marcação de atividades

Como posso agendar uma atividade?

O agendamento das atividades disponibilizadas é efetuado num módulo próprio, que se encontra visível na barra à esquerda, do Diretório de Atividades.

Depois de selecionar a data da sessão da atividade pretendida, o utilizador deve preencher os campos desse módulo e clicar no botão 'Pedir Agendamento', dando início ao processo. Pedimos especial atenção quando se trata de uma atividade que requer transporte, pois deverá preencher esse campo.

A atividade que gostava de participar com a minha turma, não apresenta sessões nas datas e horários compatíveis com os horários da turma. O que posso fazer?

Pode sempre enviar um e-mail para a EPOE+, que tentará juntamente com os serviços da Câmara Municipal e/ou promotores, encontrar uma data e horário que vá de encontro as às necessidades do professor/alunos.

A atividade que estou a ver não apresenta sessões. O que acontece se pedir o agendamento?

Algumas atividades não têm sessões pré-agendadas. Nestes casos, o utilizador deverá preencher o módulo de agendamento, definindo a data que lhe interessa para a realização da atividade.

Ao finalizar o pedido, o utilizador será contactado posteriormente, para definição de uma data específica para a realização da sessão.

Terminei um pedido de agendamento. O que acontece agora?

Todos os pedidos de agendamento são analisados e avaliada a sua exequibilidade.

Nos pedidos em que é assinalada a existência de alunos com Necessidades Especiais, é solicitado que seja indicado que condições são necessárias assegurar por parte da autarquia para que os alunos NEEs possam usufruir em toda a plenitude  da sessão a realizar.

Depois da avaliação do pedido, será informado através de e-mail, da sua viabilidade.

O meu pedido foi indeferido. O que posso fazer?

O pedido poderá ser indeferido pelas seguintes razões:

  • O número de alunos e acompanhantes, inscritos no pedido, excede a lotação disponível para a atividade;
  • Não estão reunidos os requisitos necessários para a realização da atividade. Aplicável no caso das atividades em que tal é explícito na descrição da mesma;
  • O pedido de agendamento foi realizado com uma antecedência inferior a 15 dias da data de realização da sessão;
  • Motivos alheios EPOE+.

O utilizador, neste caso, poderá ainda verificar se existem outras sessões disponíveis da atividade e realizar novo agendamento.

Surgiu um imprevisto. Como posso cancelar a atividade?

Para cancelar o agendamento de uma atividade deve, até 48 horas antes da realização da mesma, enviar um e-mail para o endereço oeiras.educa@oeiras.pt com o assunto “Cancelamento de Atividade”, referindo no corpo do texto a designação da atividade, o número identificador da atividade (ID) a data e hora da sessão, a escola e a turma.

Se tiver que cancelar uma atividade em menos de 48 horas, para além do e-mail acima referido, deverá ainda entrar em contacto com o Gestor de Atividade e/ou com a EPOE+, através dos números 214 406 334/ 214 404 887 ou 214 408 353.