Percursos Guiados de Observação da Natureza
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Visitas guiadas, a um dos Biospots ou Estações da Biodiversidade do Município de Oeiras, localizados em parques verdes e jardins municipais, nas proximidades da Escola para observação e identificação de insetos comuns.


Os insetos são os animais com maior diversidade e abundância na Terra. Desempenham importantes funções ecológicas como a decomposição, a polinização, ou o controlo de pragas, e ainda servem de alimento a muitos outros organismos. Durante a visita, com a ajuda dos painéis interpretativos da Rede EBIO e pondo em prática algumas técnicas de amostragem de insetos, vamos poder observar, identificar, ouvir e tomar contacto próximo com estes seres vivos, assim como aprender as suas diferentes funções ecológicas e curiosidades sobre os seus ciclos de vida. No fim, faz-se a lista de todas as espécies observadas contribuindo para a inventariação da biodiversidade do local.


LOCAIS

A atividade irá realizar-se no parque ou jardim mais próximo da escola, que se encontre equipado com painéis informativos BIOSPOTS ou ESTAÇÕES DA BIODIVERSIDADE existentes no município, nomeadamente:


- Jardins do Palácio do Marques de Pombal
- Parque dos Poetas
- Jardins da Quinta Real de Caxias
- Jardins da Fábrica da Pólvora de Barcarena
- Parque Urbano de Miraflores
- Percurso Eixo Verde e Azul do Rio Jamor
- Quinta de Cima do Marques de Pombal
- Trilhos da Serra de Carnaxide

Nota: Os percursos são guiados por monitores ou investigadores do TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Os conteúdos didáticos da atividade serão adaptados aos diferentes níveis de Ensino.