Recursos Marinhos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Palestra sobre recursos marinhos vivos e não vivos.

Os recursos não vivos dos fundos marinhos serão no futuro uma fonte de recursos, em alternativa à exploração dos mesmos em terra.

À medida que a escassez dos recursos aumenta nas áreas continentais e que a tecnologia prospetiva e extrativa progride, a exploração dos recursos minerais, energéticos (nos quais se incluem os hidratos de metano) nos grandes fundos marinhos torna-se cada vez mais exequível.

Muitos desses recursos encontram-se nas plataformas continentais e nas suas zonas de extensão, tornando estas áreas de solo e subsolo um novo património para o Estado costeiro.

A exploração científica dos fundos marinhos nacionais é ainda diminuta e estes estão fracamente caracterizados. No entanto, os dados e conhecimento obtidos ao longo dos anos, através de campanhas de investigação científica e nos cruzeiros dedicados do Projeto de Extensão, permitem antecipar um vasto potencial para os diferentes recursos existentes na plataforma continental de Portugal.

Vamos conversar sobre os recursos da plataforma continental portuguesa, quais as suas potencialidades, necessidades e oportunidades.

 

Observações: A sessão será realizada online ou presencial na escola: uma marcação por turma ou várias turmas em auditório.

  • É enviado um link Zoom para transmissão na sala de aula se a sessão for online.
  • A Escola deve ter: Computador, Colunas de Som, Projetor e Ligação à Internet a funcionar e testado com o equipamento pronto na hora de início da sessão
  • As datas/horas podem ser acertadas com os professores, caso seja mais conveniente
  • Linguagem adaptada aos vários níveis de ensino do 1º ao 12º ano
  • A marcação deve ser antecedida no mínimo de 15 dias
  • A escola deve estar informada da ida ao local no caso de sessões presenciais
  • A sessão tem de ser acompanhada pelos professores