15m a mexer por dia, não sabes o bem que te fazia!
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Esta atividade tem como objetivo promover a realização diária de 60 minutos de atividade física, durante o período letivo. Os alunos teriam 15 minutos a meio da aula destinados à atividade física, fazendo na sala de aula, duas vezes por dia, sobre a indicação do professor utilizando um plano definido neste projeto. Os alunos seriam sensibilizados para a realização de atividade motora no intervalo, por um período total de 30 minutos.

Estrutura:

  1. Apresentação com a importância da promoção da saúde, da atividade física com dados estatísticos da situação atual relativa à obesidade e sedentarismo;
  2. Avaliação através de um instrumento de medida no inicio;
  3. Explicar objetivos do programa e a sua implementação nas escolas;
  4. Reavaliação no final do ano letivo, com a aplicação do mesmo questionário e perceber se os objetivos foram alcançados.

Contexto:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (2022), é estimado que cerca de 80% da população jovem em idade escolar, não cumpre as recomendações globais de 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa, por dia. Ainda, de acordo com a Direção Geral de Saúde (DGS) (2017), em Portugal, a partir dos 10-11 anos de idade, as crianças deixam de apresentar os níveis de atividade física recomendada.

 A OMS considera a obesidade infantil como a pandemia global do século 21 e um dos maiores desafios a combater. A obesidade infantil é a doença crónica com maior prevalência nas crianças. Em Portugal, os dados oficiais são apresentados no estudo COSI

Portugal (Childhood Obesity Surveillance Initiative) que é coordenado cientificamente e conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em articulação com a Direção-Geral da Saúde. De acordo com o último estudo referente a 2019 concluiu que 29,6% das crianças, em Portugal, tem excesso de peso e 11,9% apresenta obesidade.

Local: Escola

Duração: 45 minutos       Lotação: 1 turma