Educar para a Inclusão
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Esta atividade tem como objetivo sensibilizar para a inclusão da pessoa com deficiência nos diversos contextos (escolar, profissional, lazer, etc) e fomentar uma sociedade mais inclusiva e prestativa perante a pessoa com deficiência, oferecendo um conjunto de pequenas estratégias práticas de como o fazer.

Pretende-se não só sensibilizar desde cedo os jovens para um pensamento menos "capacitista", mas também, fazer uma pequena introdução ao exercício da profissão da Fisioterapia e o seu papel na promoção da inclusão desta população.

Estrutura:

  1. Apresentação relativa ao tema da inclusão da pessoa com deficiência, com dados estatísticos referentes a barreiras arquitetónicas frequentes e qualidade de vida nesta população;
  2. Apresentação de produtos de apoio comuns e breve explicação de como os utilizar;
  3. Exercícios práticos personificando as dificuldades de uma pessoa com incapacidade motora e exercício de reflecção conjunto;
  4. Ensinar estratégias práticas de apoio à pessoa com deficiência em diferentes contextos (manuseio cadeira de rodas, transferências, entre outras).

Contexto:

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a idade escolar é um período em que os jovens são sujeitos a altos níveis de stress emocional, decorrente da crescente exigência para a obtenção de bons resultados escolares, pressão esta que se verifica crescente ao longo do ciclo de estudos e percurso escolar. Esta situação toma especial relevância quando se tratam de crianças e jovens com deficiência e necessidades educativas especiais, em que adicionalmente aos desafios comuns referentes à faixa etária, os jovens ainda têm de gerir o impacto que a incapacidade reflete no seu percurso e interação social com os pares (Canha L, 2010).

As atividades serão realizadas nas instalações da Atlântica – Instituto Universitário (Oeiras).