Bastien e Bastienne de Wolfgang Amadeus Mozart
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Apresentação de uma versão condensada da ópera de Wolfgang Amadeus Mozart Bastien e Bastienne, cantada e falada em português. 

Esta ópera foi composta no espírito das teorias filosóficas de Jean-Jacques Rosseau e em certa forma é uma cópia da ópera cómica do dito filósofo chamada Le Devin du Village. O enredo trata dos amores de uma pastora e de um pastor, ela representando as virtudes do campo, ele os vícios da cidade. Tudo se resolve a bem pela intervenção do mágico da aldeia.

A explicação do que é uma ópera é feita com a colaboração dos cantores, porque se utiliza aquele tipo de voz, tipologia das vozes e os meios de espetáculo (cenário, fatos e maquilhagem).

A atividade tem a duração de um tempo letivo, 45 minutos.

Obs.

  • Cada sessão tem a duração de 45 minutos e o número máximo de alunos por sessão é de 70/75 (capacidade para 3 turmas).
  • É necessária uma sala para montar os cenários, bem como para sentar os 70/75 alunos.
  • Antes de iniciar a primeira sessão, será necessário que a sala esteja disponível 45 minutos antes,  para montagem de cenários e ensaios.
  • Terá que haver disponível um piano (de cauda/vertical) ou piano elétrico ou teclado (com extensão do teclado do piano) com volume de som suficiente para se  ouvir na sala e acompanhar os cantores.