Esta sessão de contos marca o encontro de Fidaa Ataya e Ana sofia Paiva que irão ao tecer em inglês e português narrativas que dão voz aos silêncios do mundo.
Fidaa Ataya é uma contadora de histórias. A sua avó Safia, que foi expulsa da sua terra natal em Al Bourj, na Palestina, em 1948, costumava contar as suas histórias. Enquanto ouvia, Fidaa voava com a sua imaginação através das fronteiras, através da ocupação, em direção à liberdade. Tradicionalmente, as mulheres na Palestina contavam histórias em privado, e não em público. Mas Fidaa conta histórias em público, usando-as como ferramenta de sobrevivência, para transmitir as tradições do seu povo, enraizando a sua existência e resistindo assim ao apagamento.
Ana Sofia Paiva Actriz, autora, investigadora de contos populares e mitologias do
mundo, poesia, música e cancioneiro tradicional, narração e performance oral cénica.
Dedica-se desde 2008 à recolha, investigação e narração de contos de tradição oral, dentro e fora de Portugal, tendo representado o país em diversos encontros internacionais (Europa, Irão (vencedora da categoria “Best International Storyteller”), Cabo Verde, Canárias, América do Sul e EUA
