A exposição 'Três Mundos, Uma Casa – Plantas, Insetos, Humanos', com curadoria do biologo Luís Mendonça de Carvalho, apresenta objetos e informações que nos remetem para a milenar relação entre humanos, insetos e plantas.
Evoca múltiplos episódios e símbolos: a luta contra a malária com o uso do quinino; os circos de pulgas e a peste negra; a baunilha e a escravidão; Maria Callas e as borboletas; a nicotina e o tabaco; o uso cultural das joaninhas; o fascínio das fadas; o néctar floral e o mel; a simbologia das borboletas e das libélulas; a tinta ferrogálica; a cânfora e o óleo de cedro; as especiarias; os escaravelhos sagrados; as iluminuras; o gigantismo entomófilo; o carmim das cochonilhas; a polinização feita por moscas; o gorgulho e o loureiro; o chá e os insetos; a filatelia; a história da filoxera; os óleos essenciais e os perfumes; as papoilas; as vespas; as tiaras… e muitas outras maravilhas.
ENQUADRAMENTO
Luís Mendonça de Carvalho é biólogo, professor coordenador com agregação, no Instituto Politécnico de Beja, onde fundou e dirige o Museu Botânico, é titular da Cátedra UNESCO em Etnobotânica e Salvaguarda do Património de Origem Vegetal, e da Academia Botânica do Jardim Gulbenkian. A sua coleção privada serviu de base à criação do único museu botânico português, sediado no Instituto Politécnico de Beja e distinguido com diversos prémios.
Destinatários: 3º ciclo e Secundário
Local: Fábrica da Pólvora de Barcarena
Lotação: 1 turma
Duração das sessões: 60 Minutos (Os horários poderão ser ajustados)
Data: até 17 de fevereiro de 2026
Nota: A exposição está aberta ao publico em geral aos fins de semana e feriados conforme divulgação no site municipal: Exposição 'Três mundos, uma casa - Plantas, insetos, humanos'
