No âmbito da Comemoração do Dia da Terra que se assinala no mês de abril, o Município de Oeiras em parceria com o Centro Comercial Alegro Alfragide, em Carnaxide, irá promover a exposição “Planeta Casa”.
Esta iniciativa visa sensibilizar crianças e jovens para temas essenciais do quotidiano, como sustentabilidade, saúde, cidadania e proteção ambiental.
Com atividades interativas, painéis temáticos e oficinas práticas, os alunos poderão participar em jogos, desafios e experiências que abordam desde a alimentação saudável, moda circular e mobilidade ecológica, até à relação entre ambiente e saúde, e à promoção de casas mais sustentáveis.
TEMAS DA EXPOSIÇÃO
A exposição apresenta cinco áreas principais, cada uma abordando aspetos essenciais para uma vida mais sustentável:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL: Descubrir como as escolhas alimentares podem impactar a saúde e o planeta, com práticas que reduzem o desperdício e contribuem para preservar recursos naturais.
MODA CIRCULAR: Explorar a importância de reutilizar e reciclar roupa, participando em oficinas que demonstram como dar nova vida às peças usadas e reduzir o impacto ambiental da indústria têxtil.
MOBILIDADE ECOLÓGICA: Aprender sobre alternativas mais sustentáveis de transporte, como veículos elétricos, bicicletas e a partilha de boleias, promovendo cidades mais limpas e um futuro com menos poluição.
SAÚDE AMBIENTAL: Com jogos e desafios, perceber a ligação entre o ambiente onde vivemos e o nosso bem-estar físico, descobrindo o funcionamento do corpo e a influência dos fatores ambientais na saúde.
HABITAÇÃO SUSTENTÁVEL: Conheçer gestos simples para tornar a casa mais ecológica, como reaproveitamento de água, consumo consciente de energia e correta separação de resíduos.
Local: Centro Comercial Alegro Alfragide, em Carnaxide
Destinatários: 1º ciclo e Pré-Escolar (5 anos)
Lotação: 1 turma
Duração das sessões: 1 hora
Período da exposição: De 27 abril a 3 de maio
Área da Exposição: 100m2
