







A nova dimensão do nosso país mostra que “Portugal é Mar”.
Explorar as potencialidades do mar português e perceber o processo de extensão da plataforma continental portuguesa.
Os países costeiros são detentores de uma zona de mar interior, mar territorial e de uma zona económica exclusiva (ZEE). Para além disso, os países podem estender a sua plataforma continental para terem direitos de soberania sobre o solo e subsolo marinho.
O novo mapa é o resultado da proposta de extensão da plataforma continental portuguesa, entregue às Nações Unidas em 2009. Esta nova realidade deve ser apreendida e explorada pelos alunos portugueses, pelas escolas e pela comunidade, criando espaços de aprendizagem que incentivem os nossos jovens a conhecer o nosso mar e o seu valor intrínseco para a vida.
Compreender a nova dimensão do território de Portugal e o que se esconde no fundo do mar que é nosso, representa um desafio para todos os jovens que serão, no futuro, as gerações responsáveis por este enorme território submarino.
Conversa/Palestra para alunos sobre a Extensão da Plataforma Continental Portuguesa, a sua importância para os portugueses, o decurso do processo, o novo Mapa de Portugal e os recursos marinhos existentes.
- É enviado um link Zoom para transmissão na sala de aula se a sessão for online;
- A Escola deve ter: Computador, Colunas de Som, Projetor e Ligação à Internet a funcionar e testado com o equipamento pronto na hora de início da sessão;
- As datas/horas podem ser acertadas com os professores, caso seja mais conveniente;
- Linguagem adaptada aos vários níveis de ensino do 1º ao 12º ano;
- A marcação deve ser antecedida no mínimo de 15 dias;
- A escola deve estar informada da ida ao local no caso de sessões presenciais.