16/08/2018
Plataforma Oeiras Educa

"A Câmara Municipal de Oeiras está a preparar, com o Ministério da Educação, um plano de investimento de 15,5 milhões de euros, dos quais 25% serão comparticipados pela Câmara Municipal, para a reabilitação de todas as escolas Básicas Integradas, EB2+3 e Secundárias, nos próximos anos.

A Câmara Municipal vai ainda investir 9,5 milhões de euros para reabilitação dos jardins-de-infância e escolas do 1º Ciclo. Um total, portanto, de 25 milhões de euros de investimento na reabilitação das escolas.

O alargamento da oferta de creches existentes e aumento do número de vagas na educação pré-escolar, assim como a criação de um Centro de Ciência em Oeiras, em parceria com as universidades sedeadas no território, são algumas das medidas que fazem parte da política educativa municipal, composta por 7 eixos estratégicos: planeamento estratégico; reabilitação e manutenção do parque escolar; recursos educativos; apoio às escolas aos docentes; interligar as escolas, as famílias e a comunidade; apoio a projetos extracurriculares e interagir partilhar e comunicar boas práticas.

O vereador da Educação, Pedro Patacho, enumerou hoje algumas medidas já a ser desenvolvidas pelo executivo, como a execução do Plano Municipal de Promoção do Sucesso Escolar, em articulação com os agrupamentos escolares, a reorganização e melhoramento do funcionamento das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo.

Em outubro será também apresentado os Jogos de Oeiras, uma saudável competição desportiva, em várias modalidades, que acontecerá ao longo do ano letivo.

Outra novidade deste ano letivo é o programa Oeiras Educa, um forte contributo para disponibilizar uma grande diversidade de oferta educativa não formal existente no concelho de Oeiras, de modo a que os educadores e professores possam, com sucesso, articulá-la com o seu trabalho nas escolas. Universidades, centros de investigação, bibliotecas, teatros, galerias, empresas, jardins e muitos outros espaços do concelho estarão disponíveis para agendamentos de visitas ou para organizar idas às escolas. Toda esta oferta vai estar agregada num diretório online que ficará disponível em outubro e para o qual os professores terão credenciais de acesso para realizar agendamentos, com garantia de transporte dedicado."

in notícias Câmara Municipal de Oeiras