
Na terça-feira 29 de janeiro, o químico Carlos Romão, professor e investigador principal do Laboratório de Química Organometálica no ITQB NOVA, foi à Escola Básica Jorge Mineiro (Agrupamento de Escolas Linda-a-Velha/Queijas) onde partilhou com os alunos do 1º ano o fascínio pela Química.
A partir da observação de experiências científicas, os alunos tomaram contacto e questionaram algumas matérias do mundo da ciência e tecnologia.
De forma divertida, Carlos Romão abordou conceitos associados à composição, estrutura e propriedades físicas do ar e da água, à força da gravidade e pressão atmosférica. O comportamento dos materiais na presença de um íman ou para que serve uma bússola e os pontos cardeais.
Entre outras experiências, demonstrou a reação química e alteração de cor provocada por moléculas de couve roxa em mistura com outras substâncias líquidas, apresentou o comportamento de objetos em contacto com ar quente e ar frio, ou as diferentes reações do álcool e lume, em contacto com sal de cozinha, cobre, borato e potássio.
No decurso do encontro foi ainda possível aprender como se pode fazer uma bateria com limões e produzir eletricidade capaz de acender um LED. A terminar, os pequenos cientistas experienciaram o momento mais animado e divertido, o contacto com a massa de modelar, maleável e viscosa de propriedades muito engraçadas – SLIME.
Nunca é demasiado cedo para alimentar a cultura e a curiosidade científica.
http://www.itqb.unl.pt/research/chemistry/organometallic-chemistry
MJA fev.2019