
As escolas podem agora agendar a exibição do documentário “O Livre Pensamento”, sobre Carolina Beatriz Ângelo, com a possibilidade de participação de várias turmas em auditórios ou salas de aula, dependendo da capacidade de cada espaço.
Inspirado no texto de Paula Pais, que também moderará o debate final, o documentário explora a vida e o impacto histórico desta médica e sufragista, a primeira mulher a votar em Portugal e na Europa Central e do Sul, em 1911.
Carolina desafiou as normas da época, abrindo caminho para os direitos das mulheres e servindo como exemplo de coragem e persistência.
Com duração aproximada de 1h20 (50 minutos filme e cerca de 30 minutos de debate), o documentário oferece uma visão intimista do espetáculo homónimo, enriquecido com depoimentos históricos e familiares.
Além de celebrar esta pioneira, a obra incentiva a reflexão sobre a persistência da desigualdade de género no século XXI e reforça temas como cidadania, democracia e direitos humanos.
Os professores interessados podem fazer o agendamento da exibição através do portal Oeiras EDUCA+, com espaço para debate ao final para que os alunos possam partilhar e aprofundar as suas reflexões.
Em caso de dúvidas ou questões não hesite em contactar.