
No âmbito da celebração do Dia Internacional das Florestas e da chegada da Primavera, que se assinalam a 21 de março, o Município de Oeiras empreendeu uma ação significativa para a preservação e renovação do ambiente local. Foram plantadas 300 novas árvores na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, com o objetivo de revitalizar e diversificar a flora deste espaço emblemático, dando preferência às espécies autóctones. Esta iniciativa visa contribuir para a construção de um município mais verde, ecológico e sustentável.
A atividade de plantação promovida pelo Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida, inserida no Programa Oeiras Educa+, envolveu a participação ativa de escolas com a autarquia, num esforço conjunto para promover a consciencialização ambiental e o envolvimento da comunidade.
O convite para as ações de plantação foi lançado às escolas e envolveu a participação de 300 alunos, desde o 1 Ciclo Ensino Básico, até ao Ensino Secundário, representando estes 4 Agrupamentos de Escolas e seis escolas do concelho. Durante a ação, para além da plantação das árvores, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as características e curiosidades das amoreiras, fortalecendo assim o seu conhecimento sobre a biodiversidade local e a importância da sua preservação. Esta iniciativa demonstra o compromisso do Município de Oeiras com a promoção da sustentabilidade e do respeito pelo meio ambiente, envolvendo ativamente a comunidade escolar e incentivando práticas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida.