06/12/2019
Semana da Ciência e Tecnologia: Roteiro de Ciência em Oeiras

O Roteiro teve por base a parceria com instituições de investigação e empresas do concelho, e como ponto de partida as diversas atividades e projetos do Programa Oeiras Educa (“Ciência e Tecnologia” e “Saúde e Bem estar”). Seguindo o propósito principal de ligar a cultura científica ao território de Oeiras, viveram-se inúmeras experiências nos bastidores da Ciência.

Com enquadramento no «Programa Ciência Aberta a Oeiras», foram promovidas ações com o objetivo de aproximar os munícipes e a comunidade escolar da Ciência, caso dos “Cientistas do Instituto Gulbenkian Ciência (IGC) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB-NOVA) vão à Escola”, o «Dia Aberto ao Ensino Superior» no IGC, os «Laboratórios Abertos» e as Exposições «Plantlab Sketching» e «Os cérebros da Ciência – da ideia às descobertas».

Foram igualmente efetivadas várias visitas das escolas públicas de Oeiras a outras atividades integradas no diretório da oferta educativa não formal, Portal Oeiras Educa - “Laboratório de Inteligência Artificial”, na Universidade Atlântica, “EMEPC – Estrutura de Missão para o Estudo da Plataforma Continental”, oficina “Rov Luso à descoberta do mar profundo” e “Literacia em Saúde”, visita de estudo “Farmacêutico por um dia”.

Durante esse período registou-se uma significativa adesão por parte da rede de escolar de Oeiras, tendo participado nas ações 680 alunos e 47 professores, num total de 19 sessões, abrangendo a Escola Secundária Quinta do Marquês e 7 Agrupamentos de Escolas - Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras (EB1 Sá de Miranda), Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro (EB1/JI Porto Salvo, EB2,3/S Aquilino Ribeiro), Agrupamento de Escolas de Carnaxide (EBI Vieira da Silva), Agrupamento de Escolas Linda-a-Velha Queijas (EB1/JI Narcisa Pereira e ES Professor José Augusto Lucas), Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos (EBI Dr. Joaquim de Barros e ES Luís de Freitas Branco), Agrupamento de Escolas Carnaxide-Portela (EBI Sophia de Mello Breyner) e Agrupamento de Escolas Miraflores (EB1/JI Alto de Algés).

A concluir, o Museu da Fábrica da Pólvora acolheu no sábado 30 de novembro, a palestra de encerramento das celebrações “Eddington@Sundy: 100 anos depois”, iniciativa que divulgou as observações do Eclipse Solar total de 29 de maio de 1919 - um marco mundialmente relevante para a História da Ciência por se tratar da primeira confirmação experimental da Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

Considerando ainda a estreita relação entre Educação e Ciência, foi realizada uma forte articulação entre as comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras e a Semana da Ciência e da Tecnologia.

Atividades relacionadas