21/09/2026
À Descoberta de Tereza Arriaga: Arte, Liberdade e Educação

Visita Performativa + Oficina Prática de Desenho Livre | 3.º Ciclo e Ensino Secundário

No âmbito do programa Oeiras Educa+ (OE+), os serviços educativos do Município de Oeiras convidam as escolas a participar numa experiência educativa única associada à exposição “Tereza Arriaga: Percursos de Arte e Vida”, patente no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras.

Quem era Tereza Arriaga dentro e fora da sala de aula? Que valores defendia enquanto professora, artista e cidadã? Como pode a arte ajudar-nos a olhar o mundo de forma mais livre, crítica e sensível?

Partindo destas questões, esta atividade propõe uma visita participada à exposição, seguida de uma oficina prática de desenho livre, onde os alunos são convidados a experimentar uma abordagem à aprendizagem inspirada no pensamento pedagógico de Tereza Arriaga.

Pintora, escritora, professora e ativista política na juventude, Tereza Arriaga desenvolveu um percurso de vida profundamente marcado pela defesa da liberdade, pela observação atenta da realidade e pela valorização da expressão individual. A exposição reúne, pela primeira vez, a sua obra plástica e poética, bem como documentos, cadernos, apontamentos e materiais que revelam a sua visão da educação e da criação artística.

Ao longo da visita performativa, os participantes terão a oportunidade de conhecer diferentes momentos da sua vida, desde a formação na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, passando pelo seu envolvimento cívico e político, pela atividade docente e pelo contexto familiar e afetivo do Alto do Lagoal, em Caxias.

Mais do que conhecer uma artista, os alunos serão desafiados a viver uma experiência de aprendizagem que valoriza a criatividade, a reflexão, a experimentação e o diálogo entre as artes.

Objetivos pedagógicos

  • Promover o contacto com o património artístico e cultural local;
  • Desenvolver competências de observação, interpretação e expressão criativa;
  • Explorar relações entre artes visuais, literatura, história e cidadania;
  • Refletir sobre a liberdade de criação, a memória democrática e o papel da educação;
  • Estimular a participação ativa dos alunos através da prática artística.

Destinatários

Alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Áreas curriculares

  • Artes Visuais
  • Português
  • História
  • Cidadania e Desenvolvimento
  • Educação para o Património

Local

Centro Cultural Palácio do Egipto
Oeiras

Duração

90 minutos

Participação

Mediante agendamento prévio através da plataforma Oeiras Educa+.