Projeto

Projeto
Exposição “Resistência e Liberdade, tantas histórias para contar”
Projeto Pontual

Os indivíduos e movimentos sociais empenhados na resistência ao regime desafiaram as formas convencionais de ver e agir da sua época através de múltiplas ações em múltiplos contextos.

Nesta exposição mostramos 50 pessoas que conheceram a prisão de Caxias porque reagiram a uma sociedade desigual e repressiva, tentando ações de solidariedade e de protesto. Ações normais de cidadania numa sociedade democrática, mas perigosas numa ditadura.

Fizeram-no apesar da repressão violenta da liberdade e pagaram com a prisão e tortura pelas suas atividades. Mas foram construindo as condições que eclodiram na revolução de 25 de abril.

Hoje ao celebrar-se a vitória, é necessário resgatar a memória da resistência, da luta. Restam destes dias histórias de vida que importa reconhecer publicamente. Com esta iniciativa queremos devolver a narrativa aos seus protagonistas, num esforço coletivo de exposição e passagem de conhecimento entre gerações. 

A exposição assenta numa abordagem horizontal da investigação realizada não apenas “sobre” os resistentes, mas “com “os resistentes, reconhecendo-os como especialistas e abrindo o processo de curadoria a um esforço coletivo.

Esta exposição resulta numa intervenção artística imersiva (vídeo, artes visuais, cenografia) para incentivar a participação das gerações mais jovens no debate sobre os valores da democracia, cidadania e igualdade. Atividades de mediação diversificadas em público-alvo, temas e disciplinas artísticas, criam espaços para o diálogo intergeracional, onde se pode interagir e aprender com aqueles que viveram o período de resistência antifascista, questionar o presente e tentar futuros possíveis.