Projeto

Projeto
Clubes de Ciência de Oeiras em Ação
Projeto Pontual

O projeto Clubes de Ciência Viva nas Escolas de Oeiras (CCVnE Oeiras) integra a estratégia municipal “Ciência Aberta a Oeiras” e pretende afirmar o concelho como território de ciência, inovação e conhecimento, reforçando a ligação entre o ecossistema científico local e a comunidade educativa.  Assume-se como uma aposta estruturante na promoção da literacia científica e tecnológica, assente numa cooperação sólida entre o Município, as escolas e as instituições científicas do território.

A Rede CCVnE Oeiras abrange nove dos dez agrupamentos de escolas do município, bem como a Escola Secundária Quinta do Marquês, constituindo um caso singular a nível nacional no que respeita à capacitação científica e tecnológica em contexto escolar.

As instituições científicas sediadas em Oeiras, em estreita articulação com o Município de Oeiras, apoiam os clubes da rede, contribuindo para o desenvolvimento contínuo das suas atividades, a partilha de boas práticas e o reforço da cooperação entre clubes, alunos e agrupamentos de escolas.

Neste enquadramento, o projeto “Clubes de Ciência de Oeiras em Ação” visa reunir, valorizar e disseminar as iniciativas promovidas pelos diferentes clubes, fomentando o espírito colaborativo e a circulação dos trabalhos por todas as escolas do concelho. Estas dinâmicas contribuem também para o desenvolvimento de competências comunicacionais e interpessoais dos alunos - fundamentais para o seu percurso académico e cívico -, ao mesmo tempo que promovem os valores da ciência e estimulam a literacia científica para o futuro.

Os clubes integram a rede nacional de Clubes de Ciência Viva nas Escolas, dinamizada pela Direção-Geral de Educação e pela Agência Ciência Viva, contando com o forte apoio do Município de Oeiras e com a colaboração contínua das entidades científicas parceiras, entre as quais se destacam o ITQB NOVA, o IST – campus Oeiras, o GIMM, a Universidade Católica Portuguesa – Center for  Biomedical Research (CBR) e a INOVLABS, entre outras.