Projeto

Projeto
Filosofia com Crianças
Projeto de Continuidade

Segundo um estudo da UNESCO, sobre a prática da FILOSOFIA COM CRIANÇAS, as estas colocam naturalmente perguntas filosóficas: perguntas éticas, estéticas, metafísicas ou existenciais. Partiremos da aceção da criança enquanto SER PENSANTE, dotada de espírito crítico e criativo para um trabalho reflexivo, baseado na cooperação e investigação de ideias. Trata-se de colocar em prática o exercício de uma cidadania plena, atribuindo à crianças as ferramentas necessárias para fortalecer o seu ponto de vista mediante a argumentação, aprender a conviver pacificamente com perspetivas diferentes da sua, escutar o ponto de vista alheio e construir novas ideias baseadas na interação com os outros e com as ideias deles.

Vamos encontrar problemas onde habitualmente não há perguntas, ouvir as ideias uns dos outros e pensar criativamente até encontrar respostas satisfatórias!

A Livraria Verney nos últimos anos tem vindo a desenvolver um trabalho na área da multiculturalidade e cidadania promovendo, através das iniciativas realizadas, o respeito e a tolerância por diferentes culturas e modus vivendi que fogem ao paradigma eurocêntrico. Assim, e com a consciência que a formação base de crescimento tem, mais do que nunca, que ser axiológica, insere-se a Filosofia Com Crianças: não para as ensinar no âmbito dos saberes tradicionais, mas numa perspetiva de espanto e questionamento perante o mundo que as rodeia, explorando o sentido maravilhoso dos porquês, da atitude crítica, do respeito por si e pelos outros; a alegria da descoberta, o amor pela natureza e pelo mundo que a pouco vai emergindo, numa perspetiva humanista, consciente de que o ato de pensar pode ser o ato mais nobre da existência humana.

Partindo das experiências dos jovens, são todos estes conceitos que iremos trabalhar em cada sessão.